K3b

Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page K3b and the translation is 100% complete.

Other languages:
dansk • ‎Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎galego • ‎italiano • ‎日本語 • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎
O K3b é um aplicativo simples, poderoso e altamente configurável, para gravação de discos ópticos de áudio, vídeo, dados e muito mais!
Tela principal do K3b

Introdução

Se você já usou um programa de gravação, como por exemplo, o Nero para o Windows, o K3b será bastante familiar.

Com uma interface de usuário simples, mas poderosa, o K3b oferece diversas opções para gravação de um CD, DVD ou BD (disco Blu-ray). Diversos tipos de projetos ópticos são suportados, incluindo (mas não se limitando) os de dados, áudio e vídeo para DVDs e VCDs, assim como discos multissessão e mistos. O K3b também tem a capacidade de apagar o conteúdo de discos regraváveis e pode efetuar tarefas mais complicadas, como a codificação e descodificação audiovisual.

Pré-configuração

Quando executar o K3b pela primeira vez, você pode ser informado de que não foram localizados gravadores ópticos, o que significa que não será possível a gravação de discos ópticos. Não entre em pânico, pois o K3b abrirá a aba Permissões na página Programas da janela de configuração, aonde as permissões podem agora ser modificadas. Em todos os sistemas modernos, os dispositivos ópticos pertencem a um determinado grupo de usuários (por exemplo, cdrom). Se o usuário atual não pertencer a este grupo, será sugerido que você adicione o usuário ao grupo especificado nesta aba.

K3bsetup.png

Configurando a interface do usuário

Depois de iniciar o K3b, serão oferecidas introduções rápidas para os três processos mais populares

  • Novo projeto de dados
  • Novo projeto de CD de áudio
  • Copiar mídia

O K3b pode efetuar muito mais tarefas que essas, obviamente, e poderá concluir que algumas das outras possibilidades são igualmente úteis para você. Dê uma olhada nesta lista, para ter uma ideia das outras funções disponíveis (clique na imagem para ampliá-la):

K3bMoreActions.png


Talvez uma introdução rápida para uma ou mais dessas tarefas fosse útil para você e, para isso, o K3b também poderá ajudá-lo. Basta clicar com o botão direito na área de trabalho do aplicativo, onde você verá um menu para adição de botões:

K3bAddButton.png

Configurando as opções internas

A maioria das opções predefinidas podem ser deixadas como estão. Entretanto, recomenda-se que você dê uma olhada na página de Configurações avançadas. Aqui você poderá definir diversas opções importantes, caso seja necessário.

K3bAdvancedSettings.png
  • A opção Usar Burnfree deve estar selecionada - ela controla o processo de gravação, garantindo que o buffer nunca fique demasiadamente baixo (reduzindo a quantidade de gravações defeituosas).
  • Você pode querer apagar o conteúdo dos discos regraváveis automaticamente.
  • A opção Não ejetar a mídia após o processo de gravação é valiosa, caso a sua unidade não consiga fechar rápido o suficiente para iniciar a Verificação.

Preparando um disco para gravar

Ao iniciar um novo projeto, você deve garantir que o K3b detectou o tipo de mídia óptica correta, como um CD ou DVD. Na barra de status, na parte inferior da tela, você deve ver o tamanho do disco que está configurado no momento. Se não estiver correto, ou se necessitar de um tamanho diferente, basta clicar com o botão direito do mouse nele e definir o tamanho preferido na lista indicada:

K3bDiskChoice.png


Agora selecione o que deve ser gravado.

A metade superior da tela é o painel de origem, que funciona como um gerenciador de arquivos. Você pode escolher os arquivos comuns de volumes montados ou faixas de áudio de discos de áudio inseridos. Os nomes das faixas de áudio são automaticamente lidos a partir de dados do CD-TEXT, se sua unidade de CD suportar a leitura, ou gerados usando CDDB. O formato exato é controlado por um botão no painel inferior. Se os nomes estiverem incorretos ou simplesmente não coincidirem com a descrição do disco, você poderá editá-los usando o botão da barra de ferramentas. As alterações serão armazenados localmente e submetidas ao registro mestre em FreeDB. Taxas de conexão à Internet se aplicam.

Ktip.png
 
Tip
Se toda a gravação foi feita pelo mesmo artista, deixe as entradas do artista da faixa em branco, preencha o artista do álbum, salve a CDDB e repita a consulta.


Agora que você possui suas fontes em mãos, basta arrastar e soltar os arquivos e pastas que você deseja gravar para o painel grande na parte inferior à direita. Este é o painel de modelo. Uma árvore de arquivos escolhidos é formada à esquerda. Deve haver alguns arquivos ou pastas que você não deseja gravar. Eles podem ser facilmente removidos do projeto simplesmente retirando-os do painel na parte inferior. Selecione o arquivo a ser removido (você pode fazer um clique com o Ctrl para selecionar vários arquivos) e, em seguida, selecione Remover no menu de contexto.

Ktip.png
 
Tip
Se você precisar compactar o áudio, crie um novo projeto de CD de áudio, adicione os arquivos a serem convertidos e pressione o botão Converter faixas. Isso não afetará o conteúdo do CD se você decidir queimá-lo; no entanto, você será capaz de usar os arquivos compactados em outros lugares. Certifique-se de que os arquivos originais são sem perdas (wavou FLAC), caso contrário, o resultado não será satisfatório.


A linha na parte superior será o título do disco. Na maior parte dos casos, isto será suficiente, mas se você quiser alterar este valor para outro qualquer, basta renomeá-lo usando o menu de contexto.

Passos finais

Agora você está pronto para clicar no botão Gravar.

K3bSetVerify.png

Você verá na imagem que não há um disco presente. Quando tiver inserido o disco apropriado, aparecerá uma descrição do mesmo nessa linha.

Existem ainda uma ou duas escolhas a serem feitas. Recomenda-se assinalar a opção Verificar os dados gravados, e depois clicar no ícone Salvar na parte inferior da tela, garantindo que ela será a sua configuração padrão. Para a maioria das unidades modernas, é seguro deixar o modo e a velocidade em Automático. Se quiser gravar outra cópia do disco mais tarde, selecione a opção Criar imagem, o que poupará uma nova configuração. Indique o número de cópias que você deseja gravar e, quando estiver pronto, clique em Gravar.

Gravando um CD de áudio

Esta página mostra como gravar um CD de áudio a partir dos seus arquivos locais.


This page was last modified on 29 September 2012, at 14:30. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.