Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Okular and the translation is 100% complete.

Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Türkçe • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎日本語

O que é o Okular?

O Okular é um visualizador de documentos universal desenvolvido pelo KDE. O Okular funciona em várias plataformas, incluindo, entre outras, Linux, Windows, Mac OS X, *BSD, etc.

Você pode acompanhar o desenvolvimento na página web do projeto.

Contexto

O seu desenvolvimento começou como parte do programa Summer of Code do Google. A descrição do projeto pode ser encontrada no Canto dos Desenvolvedores do KDE.

O Okular combina as excelentes funcionalidades do KPDF, com a versatilidade de suportar diferentes tipos de documentos, tais como PDF, Postscript, DjVu, CHM, e outros.

A página de formatos de documentos compatíveis tem um gráfico que descreve com mais detalhes os formatos suportados e as funcionalidades já implementadas em cada um deles.

Anotações no Okular, que podem ser salvas no arquivo PDF

Além de trabalhar com diversos formatos, o Okular oferece recursos como seleção de texto, anotação, extração de arquivos incorporados em um documento, e muitas outras surpresas. Imagens do Okular em ação podem ser vistas aqui.

Você pode falar com os desenvolvedores e outros usuários no IRC, irc.freenode.org, canal #okular.

Se você estiver interessado em contribuir com o Okular, por favor entre em contato com a equipe. Programadores e não codificadores são igualmente bem-vindos.

Versão Mobile

O Okular possui uma versão mobile desde a versão 0.16 lançada em Fevereiro de 2013 [1]. A primeira versão foi baseada na framework active. O visualizador mobile foi, desde então, portado para o Kirigami em 2016 pelo Marco Martin[2] e por fim, para o Kirigami2 em 2017[3].

A versão mobile não suporta todos os recursos da versão desktop, mas oferece melhor suporte para touch e para interface mobile.

Okular mobile pdf view.png Okular mobile toc.png Okular mobile thumbmails.png

Você pode testar a versão mobile no seu computador, executando o comando

okularkirigami

no seu terminal. Uma versão em desenvolvimento também está disponível na binary factory do KDE.

Dicas e Sugestões

Revisando Documentos / Anotações

Um clique duplo nas ferramentas de Revisão (F6) permite que você faça várias anotações sem ter que reativar a ferramenta após a primeira vez.

Como manter as anotações feitas no arquivo PDF:

Por padrão, o Okular salva anotações no diretório de dados local para cada usuário. Desde o KDE 4.9, é opcionalmente possível armazená-los diretamente em um arquivo PDF escolhendo Arquivo -> Salvar Como..., para que possam ser vistos em outros visualizadores de PDF. Observe que esse recurso requer o Poppler 0.20 ou mais recente para documentos PDF comuns. Se o documento PDF que você está anotando estiver criptografado, esse recurso exigirá o Poppler 0.22 ou mais recente.

DRM

Por padrão, o Okular segue as especificações PDF e não permite copiar texto de arquivos protegidos pelo DRM. No entanto, existe uma opção nas configurações para desativar as limitações do DRM indo em Configurar o Okular -> Geral -> Recursos do Programa -> Obedecer Limitações do DRM

Houve uma pequena controvérsia no rastreador de bugs do Debian há muito tempo, sobre a escolha padrão para obedecer limitações do DRM[4][5]. A escolha foi então explicada por um desenvolvedor do Okular/KPdf [6].

Assinatura e certificado PDF

O Okular pode verificar se um certificado PDF é valido. Mas você ainda não pode criar uma nova assinatura. Veja as notas de lançamentos para mais informações.

Mais informações

Referências


This page was last edited on 11 February 2020, at 12:16. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.