History of KDE/pt-br: Difference between revisions
MarcusGama (talk | contribs) No edit summary |
MarcusGama (talk | contribs) No edit summary |
||
Line 30: | Line 30: | ||
''"Atualmente, o KOffice possui funcionalidades adequadas para usuários domésticos e pequenos escritórios, que geralmente escrevem cartas, faxes, memorandos e documentos similares. O KOffice 1.1.1 é uma pequena atualização para o KOffice 1.1." '' | ''"Atualmente, o KOffice possui funcionalidades adequadas para usuários domésticos e pequenos escritórios, que geralmente escrevem cartas, faxes, memorandos e documentos similares. O KOffice 1.1.1 é uma pequena atualização para o KOffice 1.1." '' | ||
'''3 de abril de 2002 - | '''3 de abril de 2002 - KDE 3.0 lançado''' | ||
''"O KDE 3.0 é um passo importante para o projeto KDE. Centenas de palavras poderiam ser escritas aqui, mas para não aborrecê-lo com os detalhes, vamos apenas dizer: Confira!" '' | ''"O KDE 3.0 é um passo importante para o projeto KDE. Centenas de palavras poderiam ser escritas aqui, mas para não aborrecê-lo com os detalhes, vamos apenas dizer: Confira!" '' | ||
Revision as of 17:15, 16 October 2010
O Qt, o kit de ferramentas de interface usado para criar os aplicativos do KDE originalmente não estava sob uma licença completamente livre uma vez que a Trolltech possuía também um braço comercial. A principal consequência disto era que os programas proprietários criados para o KDE exigiam uma licença da Trolltech, os criadores do Qt, e qualquer atualização do Qt deveria vir pela Trolltech. Como o KDE é um projeto de código aberto, a escolha do Qt criou grande controvérsia entre os puristas do código aberto. O Qt foi então re-licenciado sob a GPL e estes argumentos se tornaram obsoletos, mas ainda assim constituem uma parte importante da história do KDE.
Por que os desenvolvedores do KDE escolheram o Qt?
- O Qt é o melhor kit de ferramentas de interface disponível para a plataforma UNIX. O sucesso de um ambiente de trabalho depende de maneira crítica da disponibilidade de aplicativos. Usar o Qt incrementaria o desenvolvimento de aplicativos e, com isso, do KDE.
- O Qt está disponível gratuitamente para qualquer um, incluindo seu código, para desenvolvimento e distribuição de programas livres.
- Nós encorajamos ativamente às companhias e software comercial a desenvolver aplicativos para o KDE. Estas companhias precisam de um kit de ferramentas maduro e de alta qualidade, bem como de suporte técnico. Nenhum dos kits de ferramentas GPL seriam capazes de atender estes rígidos requisitos.
- Criar uma versão LGPL do kit de ferramentas Qt que atingisse a qualidade de implementação da Trolltech levaria tempo e foi considerado como menos prioritário do que criar um ambiente de trabalho aberto, livre e usável.
A Fundação Qt livre para o KDE
Para resolver este problema, a Fundação Qt livre para o KDE foi fundada pelo projeto KDE e pela Trolltech. Esta fundação garantiu a continuidade da disponibilidade do Qt como uma infra-estrutura de desenvolvimento de software livre. Isto é, a Trolltech não mais disponibilizaria o Qt somente para software livre, a versão atual seria re-lançada sob uma licença no estilo BSD - uma licença similar na natureza, mas menos restritiva do que a GPL ou LGPL.
Esta decisão de re-lançamento foi negociada por uma equipe de 2 membros representando a fundação KDE (filiada à Trolltech) e dois membros da KDE, todos com direito à voto. Em caso de empate, o voto do KDE teria um peso maior.
O Projeto Harmonia
Aqueles que priorizaram o lançamento sob uma licença GPL formaram o projeto Harmonia - um projeto para clonar o Qr sob uma licença GPL. Um rápido progresso foi conseguido neste tempo fazendo com que os puristas não tivessem nenhuma desculpa para rejeitar o KDE como um ambiente de trabalho respeitável e compatível com esta licença. No entanto, este projeto se tornou obsoleto quando a Trolltech tomou a decisão de re-licenciar o Qt sob a GPL.
Datas significativas na história do KDE
12 de julho de 1998 - Anúncio do KDE 1.0 "Um Ambiente de Trabalho Integrado para sistemas operacionais Unix. Nós estamos felizes em anunciar a disponibilidade da versão 1.0 do Ambiente de Trabalho K"
23 de outubro de 2000 - KDE 2.0 lançado "A Equipe do KDE anuncia hoje o lançamento do KDE 2.0, o ambiente de trabalho mais poderoso, modular e com suporte à Internet do KDE. Este tão aguardado lançamento se constitui na próxima geração da vencedora série do KDE 1, que culminou com o lançamento do KDE 1.1.2 cerca de um ano atrás. O KDE 2.0 é o trabalho de centenas de desenvolvedores dedicados oriundos de mais de 30 países. "
17 de dezembro de 2001 - KOffice 1.1.1 lançado "Atualmente, o KOffice possui funcionalidades adequadas para usuários domésticos e pequenos escritórios, que geralmente escrevem cartas, faxes, memorandos e documentos similares. O KOffice 1.1.1 é uma pequena atualização para o KOffice 1.1."
3 de abril de 2002 - KDE 3.0 lançado "O KDE 3.0 é um passo importante para o projeto KDE. Centenas de palavras poderiam ser escritas aqui, mas para não aborrecê-lo com os detalhes, vamos apenas dizer: Confira!"
11 de maio de 2007 - KDE 4.0 Alpha 1 lançado "O Projeto KDE lança sua primeira versão Alpha para o Ambiente de Trabalho Livre líder."
16 de outubro de 2007 - KDE 3.5.8 lançado "O projeto KDE lança sua oitava atualização de tradução e de aplicativos para o melhor Ambiente de Trabalho Livre."
11th January 2008 - KDE 4.0 Released "KDE Community Ships Fourth Major Version for Leading Free Software Desktop."
19th February 2008 - KDE 3.5.9 Released "KDE Community Ships Ninth Maintenance Update for Third Major Version for Leading Free Software Desktop."
29th July 2008 - KDE 4.1 Released "KDE Community Ships Major Update to Leading Free Software Desktop."
26th August 2008 - KDE 3.5.10 Released "KDE Community Ships Tenth Maintenance Update for Third Major Version for Leading Free Software Desktop."
12th October 2008 - KDE Forum Launched "KDE Launches Web-based Bulletin Board."
27th January 2009 - KDE 4.2.0 Released "KDE Community Ships Second Major Update To Leading Free Software Desktop."
4th August 2009 - KDE 4.3.0 Released "KDE Community Ships Third Update to the KDE 4 Desktop, Applications and Platform."
9th February 2010 - KDE SC 4.4.0 Released "KDE announces the immediate availability of the KDE Software Compilation 4.4, "Caikaku", bringing an innovative collection of applications to Free Software users."
10th August, 2010 - KDE 4.5.0 released Focusing on "stability, the overall polish and performance gain".
For a more detailed look at the history, including details of all the KDE 3.x releases, see this page