O que é o KDE

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page What is KDE and the translation is 100% complete.


    Saudações estranho! Seja bem-vindo ao incrível mundo KDE. O KDE é um projeto internacional dedicado a trazer o melhor software para você - de graça. Continue lendo e descubra o que você pode oferecer e o que você pode fazer por nós.

    Uma Comunidade Internacional

    O KDE é mais do que software. É uma comunidade composta por programadores, tradutores, colaboradores, artistas, escritores, distribuidores e usuários de todo o mundo. A nossa equipe internacional está empenhada em criar o melhor software livre para o desktop e para mobile. E não só colaboradores, mas também usuários e fãs do software KDE podem ser encontrados por todo o globo, apoiando outros usuários, divulgando as novidades, ou simplesmente curtindo a experiência.

    Uma Nova e Brilhante Área de Trabalho

    O KDE nasceu como um ambiente de desktop 20 anos atrás. Conforme as atividades foram crescendo, o KDE é agora uma equipe internacional que cria Software Livre e de Código Aberto.

    Na prática, isso significa que muitos programas da comunidade KDE trabalham juntos para lhe fornecer a melhor experiência em computação possível. Isso significa que não é possível usar um aplicativo KDE fora do desktop KDE? De jeito nenhum. Com a ajuda de uma ou duas bibliotecas adicionais, os aplicativos podem ser usados em praticamente qualquer desktop Linux. Além disso, cada vez mais esses softwares podem ser executados em diversas outras plataformas. Você agora pode encontrar aplicativos do KDE em execução no Windows e no Mac OS ou outros dispositivos como smartphones e tablets.

    Existe uma grande variedade de programas para atender às necessidades de qualquer usuário, de editores de texto simples e poderosos, à reprodutores de áudio e vídeo fantásticos, até o mais sofisticado ambiente integrado de desenvolvimento. Além disso, os aplicativos do KDE seguem uma aparência e comportamento consistente em todo o desktop, fornecendo-lhe uma experiência confortável e familiar ao usar qualquer programa do KDE.

    O software KDE possui muitas outras características que o tornam um ambiente de trabalho de alto nível, como:

    • Um desktop bonito e moderno
    • Um sistema flexível e configurável, que permite a customização de aplicações sem recorrer muito à edição de arquivos de texto
    • A transparência da rede que permite acessar arquivos em outras redes e computadores tão facilmente como se estivessem no seu próprio computador.
    • Um ecossistema de aplicações com centenas, até milhares, de programas
    • Disponível em mais de 60 idiomas

    Uma Tonelada de Software Livre

    O software KDE não é um software qualquer. É Software Livre. Como usuário, isso é um fato importante, mesmo sem entrar em grandes considerações de ordem técnica ou legal. Por quê? Porque, como software livre, você é livre para usar o KDE sempre e da maneira que quiser, sem chaves de ativação ou limites de instalação. Além disso, é livre para compartilhar com os outros também! Assim, você não só tem nas mãos um software grande e poderoso, como pode dar à sua família e aos seus amigos a oportunidade de apreciá-lo.

    Informação

    Curioso sobre o Software Livre? Leia mais sobre isso no site da Free Software Foundation.


    Componentes

    Um diagrama com os vários aspectos da Plataforma KDE
    Um diagrama com os vários aspectos da Plataforma KDE

    O KDE é uma comunidade enorme de pessoas que criam software. O que temos em comum é que todos criamos a partir de uma infra-estrutura que estamos desenvolvendo ao longo de anos: a Plataforma KDE

    • o ambiente de trabalho Plasma - a interface do usuário, personalizada para diferentes dispositivos como PCs, portáteis ou dispositivos móveis.
    • as Frameworks KDE - a maioria das aplicações KDE são construídas com a ajuda de uma framework unificada. Você também quer fazer um app matador? As Frameworks KDE podem ajudar você nessa tarefa!
    • Aplicações do KDE - programas que foram escritos para serem utilizados na plataforma

    Para mais informações consulte a KDE TechBase

    Obtendo o Software KDE

    Se você está usando Windows ou Mac OS, um número crescente de aplicações KDE como o Krita ou o Kdenlive estão disponível para download. Você pode encontrar os instaladores em suas respectivas páginas.

    Por enquanto, alguns software KDE estão disponíveis apenas para Linux por diversos motivos. Você pode testar o Linux agora mesmo. A comunidade fez o KDE neon, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, que se encontra na versão mais recente do KDE.

    Ajudando o KDE

    O projeto KDE só existe graças ao contribuidores dedicados de todo o mundo que doaram um pouco do seu tempo. Você pode ajudar também! Existe uma tarefa para todo mundo, e nós estamos ansiosos para ver como você vai fazer o KDE melhor.

    Voltar para Introdução ao KDE