UserBase/Orientações

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page UserBase/Guidelines and the translation is 67% complete.
    Outdated translations are marked like this.

    Pronto para escrever conteúdo ou alguns manuais "Como proceder para...?" para UserBase? Não se preocupe, utilizando o MediaWiki é fácil. Mas antes de começar, por favor, reserve algum tempo para ler estas orientações que ajudarão a que todos tenham uma boa experiência UserBase.

    1. Tome nota da nossa licença. Todo o conteúdo que coloca em KDE UserBase está licenciado sob a GNU Free Documentation License e a Creative Commons Attribution-Share Alike license. Basicamente, isto significa que é livre para usar o conteúdo de UserBase, distribuí-lo e modificá-lo, desde que indique o(s) autor(es) original(ais) e que distribua o trabalho modificado sob a mesma licença.

    2. Respeite o conteúdo de fontes externas. Quando utilizar conteúdo de outros websites, seja texto, capturas de ecrã ou imagens, por favor, assegure-se de que tem permissão e que identifica o autor do trabalho e, de preferência, introduza uma ligação ao respectivo website. Se tem dúvidas, o Grupo de Trabalho da Comunidade pode ajudá-lo a contactar com as partes implicadas.

    3. Respeite o trabalho dos outros. Especialmente se já existe algum conteúdo prévio. Tente seguir o padrão, se existir, como na página Aplicações. Se precisa de fazer algumas alterações importantes, por favor deixe uma nota na página de discussão da respectiva página, antes de fazer as alterações e espere por uma resposta dentro de um prazo considerável. Pode usar as páginas de discussão para conversar com outros colaboradores. Um wiki é projetado para edição colaborativa, por isso esteja à vontade para falar entre todos.

    4. Deixe um Resumo curto, mas significativo quando salvar as alterações. Isso permite ver facilmente o que foi feito. Isto é especialmente útil para aqueles que estão a monitorizar as Mudanças recentes. Naturalmente, presumimos que o que escreve no Resumo realmente descreve as mudanças que fez. Todos trabalhamos com base na confiança e cooperação, por isso convém ter isso em mente.

    5. Se possível, registe-se e efectue o login. Isso torna muito mais fácil contactá-lo se tal for necessário, mas mais importante, reconhecer o seu trabalho. Quem sabe? Talvez seja a próxima estrela de UserBase.

    6. Recorde o propósito de UserBase. UserBase não é o lugar adequado para as pedir novas funcionalidades ou para relatar falhas (bugs) no software KDE. Temos um gestor de falhas dedicado a esse propósito e um BugSquad que ajuda a tratar delas (pode que também esteja interessado em ajudar). Os seus desejos ou falhas serão ouvidos melhor aí. Assegure-se que põe a informação ou passos que se apliquem apenas a uma distribuição específica. Por favor, deixe uma nota que explique a que distribuição a informação se refere. Se não tem a certeza, indique esse facto.

    7. Seja consistente no estilo. Um bom modelo para um artigo novo é PageLayout e os fragmentos de código que o podem ajudar podem ser copiados da Caixa de Ferramentas.

    8. Por último, mas definitivamente não menos importante, por favor, guie-se pelo Código de Conduta. A comunidade KDE é construída sobre uma cultura de colaboração, respeito mútuo e confiança. Estes valores permitem à comunidade trabalhar junta numa atmosfera agradável e estimulante. O Código expressa estes valores com palavras concretas. Certifique-se de que o lê com atenção e tenha-o em mente, ao contribuir para UserBase ou em qualquer área relativa à comunidade KDE.

    Aguardamos a sua ajuda para a construção da base de conhecimentos de KDE para utilizadores e esperamos que desfrute a experiência de ser parte desta família internacional, a Comunidade KDE.