Akonadi e AddressBook

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page Akonadi and AddressBook and the translation is 100% complete.

    Nota

    Esse artigo também se aplica a outras aplicações que usam o Akonadi, por exemplo, o KMail e o KOrganizer.


    Esta informação foi fornecida por Tobias Koenig, desenvolvedor do KDE-PIM.

    Algumas definições

    Por dados reais entende-se os dados, como os contatos ou eventos. Estes dados são armazenados ou em um servidor groupware ou em arquivos locais. O local exato depende do recurso que você está usando. Por exemplo, o recurso Contatos pessoais armazena os seus dados em $HOME/.local/share/contacts enquanto o recurso Arquivo VCard (cujo uso não se recomenda ) armazena os seus dados em $HOME/.kde/share/apps/kabc/std.vcf.

    Os dados armazenados em cache são cópias dos dados reais que estão armazenados no banco de dados para um acesso mais rápido e uso sem conexão. O banco de dados também mantém os metadados que são informações de gerenciamento, necessários para que o Akonadi funcione corretamente.

    Os dados de configuração são aqueles que configuram o servidor Akonadi e os recursos individuais. Os dados de configuração para o servidor podem ser encontrados em $HOME/.config/akonadi, e as configurações dos recursos são normalmente armazenados em $HOME/.kde/share/config/akonadi_xyz_resourcerc# (xyz é o nome do recurso e # seu número de instância).

    As configurações do servidor Akonadi são alguns arquivos armazenados em $HOME/.config/akonadi - isto pode ser alterado através das variáveis, $XDG_DATA_HOME e $XDG_CONFIG_HOME, sendo seus valores predefinidos $HOME/.local/share e $HOME/.config respectivamente, se outros não forem definidos. Os arquivos contêm as fontes de dados e os programas de assistência ativos, que serão iniciados e monitorados (para que possam ser reiniciados em caso de um erro grave) por um dos processos do servidor Akonadi (akonadi_control). A pasta base local do KDE pode ser alterada com o uso da variável de ambiente $KDEHOME, sendo seu valor padrão $HOME/.kde (ou $HOME/.kde4 se o distribuidor alterou o valor padrão alterando o código).

    Verifique com:

    kde4-config --path data

    Cada controlador de fontes de dados (chamados de recursos) ou programa auxiliar (chamados de agentes) pode ter sua própria configuração, embora alguns agentes ou recursos não necessitem de configuração. A regra geral é que para cada entrada no $HOME/.config/akonadi/agentsrc existe um arquivo de configuração correspondente em $HOME/.kde/share/config. Por exemplo, se a seção [Instances] no agentrc contiver uma entrada para o akonadi_ical_resource_2, existirá também um arquivo de configuração chamado akonadi_ical_resource_2rc na pasta de configuração do KDE.

    Dependendo do tipo de dados, tais arquivos de configuração para recursos terão nomes de arquivo ou pasta onde os dados são armazenados. Os locais mais comuns são os padrões do KDE, por exemplo, $HOME/.kde/share/apps/korganizer/std.ics. Novos locais padrão são arquivos e pastas em $HOME/.local/share, por exemplo, $HOME/.local/share/contacts.

    Por enquanto (como nas versões mais recentes) o banco de dados é apenas usado para cache e para manter as informações estruturais (por exemplo, a qual livro de endereços pertence um contato). Isso vai mudar quando o Akonadi estiver sendo usado para e-mail, uma vez que informações de estado como 'lido/não lido' também serão armazenadas lá (a menos que o servidor também seja capaz de fazer isso, por exemplo, o IMAP).

    Organizando as cópias de segurança

    Agora precisamos decidir do que fazer cópia de segurança. Se você deseja fazer uma cópia dos "dados reais", então isto depende dos recursos que você configurou... se você usar um servidor de groupware, a cópia de segurança deve ser feita nele. Para contatos, os arquivos em $HOME/.local/share/contacts será normalmente o que você precisa.

    O ícone do Akonadi na área de notificação lhe oferece uma função de cópia de segurança e restauração. Isto faz uma cópia dos "dados em cache", o que pode não incluir todos os seus dados! Pode ser útil se você quiser clonar um sistema 1:1, então você pode copiar os dados em cache juntamente com os dados reais e da configuração. Assim, você não tem que carregar os dados novamente a partir das fontes (por exemplo, servidor de groupware).

    Examinando os seus recursos

    O KRunner lhe oferece a Configuração de recursos do Akonadi, ou você pode acessar isto por meio do ícone do Akonadi na área de notificação -> Configurar. A partir do KDE 4.6 você encontrará isto em Configurações do Sistema-> Informações pessoais. Você pode encontrar as configurações dos diversos recursos. Poderá encontrar um com o nome

    Livro de endereços - Nenhum plugin de livro de endereço do KDE configurado.

    Isto foi criado para compatibilidade (possivelmente criado pela ferramenta de migração). Você deve eliminá-lo!

    std.vcf - Pronto

    Este é o Recurso de arquivo VCard que aponta para $HOME/.kde/share/apps/kabc/std.vcf por padrão. Não é recomendável usá-lo, uma vez que ele não compartilha os benefícios do Akonadi.

    Contatos pessoais - Offline

    Este é o recurso preferencial para seus contatos locais que aponta para

    $HOME/.local/share/contacts

    Observe que isso pode dizer "Offline", quando na verdade você está usando-o. Isto é um erro de exibição e pode ser ignorado.

    E quando mais componentes usarem o Akonadi?

    Quando os demais componentes migrarem para o Akonadi, todos os dados estarão em ~/.local/share? Isto tornará a cópia de segurança mais fácil. Bem, agora os contatos e mensagens são armazenados lá, eu não sei quais os planos para os eventos/tarefas, mas faria sentido armazená-los no mesmo local também. Nós levaremos isto em conta quando o debate surgir!

    Solução de problemas

    Problema: Você atualizou para o 4.6 e seu livro de endereços de repente ficou em branco

    Solução: Este é o novo comportamento no 4.6 - você pode selecionar se deseja mostrar livros de endereço específicos ou todos eles. Em frente de cada nome de livro de endereço existe uma caixa de seleção. Use-a para ativar os livros de endereço que deseja usar.

    Páginas relacionadas

    Akonadi
    KAddressBook