Amarok

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page Amarok and the translation is 96% complete.
    Outdated translations are marked like this.
    Amarok é um gerenciador de músicas da Comunidade KDE

    Amarok é um reprodutor de música com vários recursos, poderoso, versátil, multiplataforma e livre. Ele permite um fácil gerenciamento de sua coleção de músicas, obtendo automaticamente informações e capas de álbuns, e possui compatibilidade nativa para serviços como o Jamendo, Last.fm, Magnatune, e Librivox. Ele pode também ser completamente personalizado, assim os usuários podem modificar sua aparência e leiaute para atender às suas necessidades. A versão estável atual é a 2.8.

    Se você for um usuário novo do Amarok, você pode querer ler o Guia de Início Rápido do Amarok ou navegar pelo completo Manual do Amarok.

    Dica

    Clique em uma imagem para vê-la em tamanho maior


    Interface


    O Amarok possui uma interface com três painéis por padrão.


    O painel da esquerda (Fontes de mídia)

    O painel de Fontes de Mídia à esquerda é o local de onde você acessa sua coleção local, bem como outros serviços: Músicas locais no topo, que é a interface primária para sua coleção local e mídias conectadas, tais como reprodutores de MP3 e CDs.
    Existe uma seção para todos os serviços de Internet que você ativou. Aqui você pode navegar pelas listas de estações de rádio e podcasts; ouvir/assinar estes serviços, interagir com sua conta do last.fm, comprar músicas de lojas online como a Magnatune e baixar músicas de artistas independentes do Jamendo e muito mais.
    A seção Listas permite-lhe criar e gerenciar Listas Dinâmicas de Músicas, acessar as suas Listas de Músicas Salvas e também o Gerador de Listas de Músicas Automatizado.
    A seção Arquivos exibe um navegador de arquivos integrado e a seção Podcasts permite-lhe acessar as suas assinaturas de podcast.

    O painel central (Área de contexto)

    Aqui é onde todas as informações são exibidas. O painel central contém 3 miniaplicativos que mudam dinamicamente para exibir informações de contexto sobre a faixa que está sendo reproduzida no momento.
    Você pode ver a classificação, pontuação e número de reproduções no miniaplicativo Faixa atual ou as últimas faixas tocadas se nada estiver sendo reproduzido, as Letras da música e a página da Wikipedia sobre o artista.
    Mais miniaplicativos podem ser adicionados, removidos ou reordenados usando a Barra de miniaplicativos na parte inferior do painel.

    O painel direito (Lista de músicas)

    O Amarok possui a lista de músicas mais configurável entre todos os reprodutores existentes. Ele coloca o poder em suas mãos para moldar a lista de músicas da maneira desejada.
    Para iniciar, existem três leiautes de lista de músicas pré-configurados que você pode usar como base para criar o leiaute que melhor lhe atender. Você pode gerar listas de músicas dinamicamente com diversos conceitos ou usar o Gerador de lista de músicas automatizado, embaralhar, reproduzir aleatoriamente ou repetir, enfileirar faixas e salvar a lista de músicas atual para uso posterior.

    Funcionalidades

    Reprodução de música

    O Amarok possui suporte para a maioria dos formatos de arquivos de música.
    A lista atual dos formatos depende dos codecs instalados e infraestrutura de áudio Phonon em uso no seu sistema.
    Existe também suporte para formatos de listas de músicas tradicionais — você pode criar, salvar e carregar todas as listas de músicas que desejar.

    Compatibilidade com dispositivos

    O Amarok oferece suporte a uma grande variedade de dispositivos multimídia, tais como iPods, MTP e UMS.

    O botão Visualização combinada no topo da coleção permite-lhe mesclar as coleções. Isto significa que as músicas da sua coleção local, de CDs de áudio, de reprodutores de MP3 e assim por diante serão mostradas em uma coleção unificada. Isto é um botão de comutação, assim você pode facilmente reverter para mostrar as fontes separadamente.

    Visualização de contexto configurável

    A Visão de contexto, a atração central do Amarok, pode obter automaticamente informações de contexto sobre a música que está sendo tocada no momento (tais como a capa do álbum, letras ou informações da Wikipédia) a partir da Internet e exibi-las. Esta é uma das funcionalidades exclusivas da série Amarok.

    Mais serviços da Internet

    O Amarok abre a porta para uma experiência rica em multimídia na Internet.
    • Dispondo de interfaces para serviços como os servidores de músicas do Ampache e gavetas do mp3tunes, ele permite que você ouça sua música de qualquer parte do mundo.
    • Você pode ouvir e comprar músicas do Magnatune.
    • Usando o serviço do Jamendo, você pode ouvir e baixar músicas de artistas independentes que podem ser apoiados por doações.
    • Com funcionalidade integrada para o last.fm, você pode ouvir suas faixas, usar recursos do last.fm tais como estatísticas, gráficos e assinantes podem ouvir transmissões de rádio personalizadas para o seu gosto musical — tudo a partir do Amarok.

    Dependendo da sua região, você pode tentar acessar a loja virtual de músicas da Amazon.

    E isto é apenas o começo — você pode adicionar ainda mais serviços usando o Gerenciador de scripts.

    Informação

    Há muitos scripts disponíveis através do gerenciador de scripts. Vá para Configurações -> Configurar o Amarok... -> Scripts -> Gerenciar scripts e navegue pela lista de scripts disponíveis. Você pode restringir as escolhas, inserindo uma frase no campo de pesquisa. Quando encontrar um script que você queira testar, basta clicar no botão Instalar ao lado. Na próxima vez que você executar o Amarok encontrará o script listando uma série de fluxos na seção Internet do painel de Fontes de mídia.


    Gerenciador de scripts

    Scripts são complementos que permitem estender as funcionalidades do Amarok de forma inovadora. Você pode usar a opção Configurações -> Configurar o Amarok -> Scripts para abrir a janela Instalador de complementos do Amarok.

    Gerenciador de capas

    Você pode navegar por sua coleção de músicas usando o Gerenciador de capas que exibe a arte do álbum, baixar capas de diversas fontes ou deixar que o Amarok localize automaticamente as capas na Internet.

    Classificação e pontuação

    Você pode mostrar o seu amor pelas suas músicas avaliando-as. O Amarok também suporta ½⋅✩. Além disso, o Amarok pode calcular uma pontuação (e ordenar por esta pontuação calculada) com base em medidas como quão frequentemente você ouve ou pula uma faixa.

    Soltura de contexto

    Esta é uma inovadora interface que oferece opções com base no contexto (como as que você vê em um menu do clique-direito) que você pode "soltar" em uma música. Pegue e arraste uma faixa e veja a soltura de contexto aparecer no painel de contexto!

    Visão de lista de músicas configurável

    A lista de músicas carregada no momento é altamente configurável e pode mostrar informações sobre as músicas de qualquer maneira que desejar. Se você está acostumado com a Visão em planilha encontrada na série Amarok 1.x e em outros reprodutores de músicas, você pode usar esta visão também! A Área da Lista de músicas também permite que você salve ou exporte a lista de músicas atual.

    Listas de músicas dinâmicas

    O Amarok permite que você crie listas de músicas aleatórias complexas que correspondem a diversos critérios exatos ou aproximados. Por exemplo, você pode criar uma lista de músicas que será preenchida aleatoriamente por músicas que estejam avaliadas com 3 estrelas e são aproximadamente do ano de 1967!

    Suporte à etiqueta de ganho

    O Amarok suporta informações da Etiqueta de ganho embutidas nos arquivos e ajusta automaticamente o volume geral do som para o um nível comum.

    Redescubra sua música!

    Se tiver problemas

    • Você também pode obter suporte direto no canal #amarok da rede irc.freenode.net. Por favor, faça as perguntas e seja paciente, pois assim que possível alguém que poderá ajudá-lo irá responder. Também existem canais em outro idiomas, como por exemplo, #amarok.de para perguntar em alemão, #amarok.fr para francês e #amarok.es para espanhol.

    Mais informações



    Suporte para este aplicativo pode ser encontrado na página do projeto