Fazendo perguntas

Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Asking Questions and the translation is 100% complete.

Other languages:
български • ‎català • ‎dansk • ‎Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎galego • ‎Bahasa Indonesia • ‎italiano • ‎日本語 • ‎Lëtzebuergesch • ‎Nederlands • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎Türkçe • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎

Usando o IRC para obter ajuda

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer perguntas, especialmente no canal #kde do Freenode, de modo a provavelmente obter respostas:

  • Não peça para perguntar, apenas pergunte: o canal #kde do irc.freenode.net é um canal de suporte ao usuário, assim nós esperamos suas perguntas - vá direto ao assunto Face-smile.png.

Esteja preparado com o máximo de detalhes relevantes sobre seu sistema, você pode encontrar: Perguntas que são susceptíveis de serem feitas:

    • Qual distribuição que você esta usando (e qual versão?) ex. Kubuntu 12.1
    • qual a versão do KDE que você esta executando — se você não sabe, abra o Konsole e digite kde4-config --kde-version e veja qual o número da versão que será exibido
    • Como você instalou-o — provavelmente do repositório da sua distribuição.

Você provavelmente não terá de dar todas essas informações de imediato, mas se você sabe como encontrá-lo rapidamente, muitas vezes ajudará

  • Tente resolver o problema você mesmo antes de perguntar: O Google é seu amigo (inserir mensagens de erro no Google normalmente retorna alguma coisa útil). Você deve dar uma olhada em Resolvendo Problemas no KDE - a solução que existe aí será provavelmente a que você obterá no #kde, assim tente ela primeiro Face-smile.png.
  • Além disso, certifique-se de que o problema que está tendo é realmente com o KDE e não com outro componente do seu sistema (por exemplo, um problema com o X ou com o ALSA). Se possível, experimente uma aplicação não-KDE para ver se o problema também ocorre lá. Se não tiver certeza, é claro, por favor pergunte.
  • Use o Forum. Experimente fazer uma pergunta forum. Se a discussão tem informações interessantes que você pode adicioná-lo à UserBase, para que ela possa ajudar os outros.

Prepare-se para esperar! Frequentemente no IRC alguém notará sua pergunta um pouco depois de você formulá-la, assim espere um pouco após perguntar. Não há nada mais irritante do que alguém estar digitando umaa longa resposta para alguém e perceber que quem perguntou saiu do canal apenas 3 minutos após formular a pergunta. Em alguns casos, poderá ter horas entre a sua pergunta e alguém que sabe a resposta esta ficando on-line (lembre-se que os usuários do KDE estão por todo o mundo) por isso às vezes você só tem que perguntar de novo em um momento diferente do dia.

  • Se você não obtiver uma resposta no #kde, você pode também tentar o canal de sua distribuição (por exemplo, #suse, #kde-freebsd, etc), ou uma lista de correio apropriada: acesse o lists.kde.org ou o fórum.
  • Acima de tudo, seja paciente e educado. Lembre-se que as pessoas que irão auxiliá-lo são todos voluntários, e poderiam estar fazendo qualquer outra coisa ao invés de ajudá-lo.

Se seu problema for com o som no KDE, talvez deva ler primeiro esta página sobre problemas com o som.

Se sua pergunta estiver relacionada com o desenvolvimento, por favor veja a página de contribuições do TechBase do KDE.

Como o KDE é desenvolvido ativamente, as mudanças chegam com muita freqüência, por isso não se surpreenda se você não consegue encontrar qualquer informação escrita. Peça em IRC, no fórum ou numa lista de discussão, e quando você tem uma resposta, registrar uma conta no UserBase e adicionar as informações para a página relevante. Ao mesmo tempo, como aprender sobre seu sistema, você estará ajudando outros a fazerem o mesmo Face-smile.png

Os Forums

Outro ótimo lugar para obter ajuda é o Fórum da Comunidade do KDE. É sempre uma boa idéia para pesquisar no fórum primeiro. Talvez a sua pergunta já foi respondida. Se não, encontrar um fórum adequado e iniciar uma discussão. Não espere uma resposta imediata, mas lembre-se de voltar regularmente para participar da discussão, já que começa a andar. Lembre-se que os fóruns são feitos por usuários como você.

Os fórums da Comunidade do KDE oferecem um recurso de "post guiado" que pode ajudar você a postar sua pergunta no fórum adequado, aumentando a chance de tê-lo visto por pessoas com conhecimento sobre o assunto. É acessível como um grande no botão "Novo Post" na página inicial dos fóruns, por isso, se você tiver quaisquer dúvidas, que é o lugar para começar.

Os fórums têm uma característica extensa de pesquisa: antes de enviar uma mensagens tente encontrar se a sua pergunta já foi respondida, ou se há indícios de que pode ajudá-lo a resolver seu problema. Se não houver nenhuma solução satisfatória para o seu problema, faça um novo post. Para pesquisar, digite palavras-chave na caixa superior direito de qualquer página do fórum. Por padrão, este irá procurar os fóruns inteiros. Para pesquisas extensas, clique no link "Procurar" abaixo do "Fórum da Comunidade KDE" banner.

Se sua pergunta foi respondida corretamente, considere marcando um tópico como "resolvido". É um passo muito pequeno, mas bastante útil para outros usuários, porque ele diz que não há mais questões. Para marcar um tópico como resolvido, escolha o tema com a melhor resposta do tópico, e clique na marca de verificação verde sob ele. Se você voltar para a lista de tópicos que você vai notar uma marca de verificação verde ao lado do título do tópico.


A maioria das distribuições têm seus próprios forums, que também podem ser úteis. O site de sua distribuição deveria proporcionar links aos seus forums.

Questões específicas do sistema operacional

Para questões relacionadas ao uso do KDE com um sistema operacional específico, você pode tentar os métodos acima, mas a menos que a questão involva diretamente o KDE ou KDE/GNU/Linux, você provavelmente encontrará a resposta: Se sua pergunta não involve diretamente o KDE, por favor não coloque sua questão nas listas de correio "normais" do KDE. Exemplos de questões que não involvem diretamente o KDE: minha placa de som não funciona. Neste caso, direcione por favor suas questões em páginas Web dedicadas a auxiliar usuários do sistema em particular. Por exemplo, para questões relacionadas ao GNU/Linux, você pode tentar dar uma olhada em www.linuxnewbie.org ou www.linuxnewbie.com, ou a lista de correio kde-linux mencionada acima.

Se você não estiver usando o GNU/Linux, você pode tentar a lista de correio kde-nonlinux (subscribe). Também são especialmente úteis buscas em seu motor de buscas favorito, como o Google, bem como pesquisas nos arquivos da Usenet.

Além disso, muitos distribuidores de sistema operacional possuem suas próprias listas de correio às quais podem ser enviadas problemas específicos d distribuição. Você pode encontrar mais sobre estas listas nas páginas Web da sua distribuição ou procurando através do buscador configurado em seu navegador.

Se você estiver procurando por pacotes você deve verificar os servidores ftp de sua distribuição, incluindo as seções "contrib", bem como os servidores de indexação como o rpmfind.net. Sempre que possível, instale o pacote que a sua distro oferece diretamente através do seu gerenciador de pacotes.

Relatando erros no KDE

Relatar falhas é uma pequena mas valiosa contribuição para o KDE, e existe uma página Web onde você pode reportar qualquer falha ou solicitação de recurso do KDE: bugs.kde.org. A única exigência de sua parte é o conhecimento básico de inglês. Com isso, e seguindo algumas orientações adicionais, você será capaz de apresentar relatórios de falhas úteis e, assim, ajudar a comunidade KDE como um todo e você mesmo.

A primeira coisa que precisa fazer é abrir uma conta no site. Você pode começar por [https:/bugs.kde.org/createaccount.cgi aqui]. Uma vez que você tenha uma conta validada, você pode iniciar seus reportes.

Normalmente existem duas situações diferentes para relatar uma falha ou bug:

  • Você percebe que algo não está funcionando corretamente ou simplesmente não funciona, observa um design deficiente de um programa, ou uma funcionalidade perdida... Se este for o seu caso, abra no aplicativo o menu Ajuda -> Relatar erro.... Você então será direcionado para o bugs.kde.org. Algumas informações serão automaticamente obtidas, como o número da versão do aplicativo.
  • O programa desaparece e outra janela aparece com o nome "Manipulador de estouro do KDE". Não se assuste! Você será orientado de forma eficiente a relatar este acidente. O link na caixa de diálogo "Saiba mais sobre o relatório de erros" irá explicar-lhe o processo. Se você optar por relatar o problema, clique em Relatar falha e um assistente irá guiá-lo passo a passo. O requisito para relatar um estouro é ter os pacotes de depuração de distribuição instalados de modo a proporcionar um backtrace válido.

E estas são algumas dicas sobre como escrever bons relatórios de falhas:

  • Escreva em inglês. Você pode trocar o idioma de uma aplicação do KDE por meio do Ajuda - > Mudar idioma da aplicação.... Acesse este menu e selecion o inglês americano como idioma primário. Em seguida, reinicie o aplicativo. Isso pode auxiliá-lo a explicar o que está acontecendo.
  • Seja específico. Uma única falha por relatório! Não misture diferentes problemas no mesmo relatório.
  • Seja claro. Explique os passos que levam ao erro para que possamos reproduzí-los facilmente.
  • Inclua imagens: uma imagem vale mais que mil palavras, assim anexe uma imagem ao relatório de erro. Você pode usar o KSnapshot para capturar a tela de seu computador. Além disso, não aponte para um link externo que pode expirar, use o link Anexos, na parte inferior do relatório de falha.
  • Inclua o backtrace no relatório de erro como um comentário. Fica mais fácil para nós encontrar erros duplicados (não anexar o backtrace como um arquivo de texto).
  • Separe claramente os fatos de especulações: apenas descreva o que acontece. Para um problema de design, inclua um mock-up, se possível.

Se você está testando a trunk (versão de desenvolvimento) ou o beta (versão de testes), se você manteve as configurações da versão anterior, às vezes você vai querer verificar com um novo usuário ou através da criação de um novo $ KDEHOME (e reiniciar o seu usuário). Não apague seu $ KDEHOME, pois talvez precise dos arquivos atuais para comparar com os novos. Além disso, se apagar perderá todas as suas configurações!

Observe também que o Fórum possui uma seção sobre as versões Beta.

Uma bom guia para informar os erros encontra-se aqui.


Como abrir um console

Tipicamente, o relatar um problema no IRC ou em uma lista de correio, as pessoas que vão lhe ajudar pedirão que você abra um console. Um console é uma janela baseada em texto que você pode usar para enviar comandos para seu computador executar. Você pode arbir um console digitando Alt+F2. Uma caixa de entrada é aberta. Digite o seguinte para abrir um console:

konsole

Se isto não funcionar, você pode não ter um console instalado. Neste caso, digite Alt+F2 e insira:

xterm


Voltar para Obtendo ajuda

This page was last modified on 3 August 2015, at 01:22. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.