Tutoriais/Instalar o software da KDE

Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Tutorials/Install KDE software and the translation is 94% complete.

Other languages:
English • ‎català • ‎dansk • ‎français • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎українська • ‎中文(中国大陆)‎

Instale o software da KDE

Para instalar o software da KDE, recomendamos o uso dos meios de sua distribuição. Veja aqui como encontrar o nome e a versão da sua distribuição.

Ktip.png
Tip
Quando você vê texto com espaçamento mono em um plano de fundo cinza como este, é algo que você precisa digitar, exatamente como aparece lá.

A partir da GUI

Discover

O Discover é o Centro de Software da KDE e trabalha com todo o fluxo de aplicativos de suporte à distribuição (Ubuntu, Debian, Arch-Linux, OpenSUSE, Red Hat, Fedora, ...). Se você quiser obter mais informações sobre o Discover, visite a página discover.


Procurando por KDE no Discover.

openSUSE - YaST

No openSUSE, você tem a opção entre usar o Discover e a ferramenta de gerenciamento de software YaST.

Você encontra a ferramenta de gerenciamento de pacotes da openSUSE na guia Computador do menu Iniciar. Abra isso e clique no ícone Gerenciamento de software para iniciar o gerenciador de pacotes.

Procurando pelo KDE no gerenciamento de software do YaST.

Use o campo de pesquisa para encontrar o pacote que você deseja instalar; você pode pesquisar pelo nome ou pela descrição do pacote e só precisa inserir parte do nome. Você receberá uma lista de pacotes correspondentes à sua pesquisa. Clique nas caixas de seleção dos pacotes a serem instalados e, em seguida, clique em Aceitar. Veja esta página para mais informações sobre gerenciamento de pacotes e openSUSE.

Windows Store

Alguns aplicativos da KDE também estão disponíveis na Windows Store. Por exemplo, você pode comprar o Krita, um software de pintura digital ou o KStars.

WindowsStoreKrita.png

Na linha de comando

Se você achar que o uso de um gerenciador de pacotes é insuportavelmente lento, convém usar a instalação da linha de comandos. Isso é muito mais rápido, mas a desvantagem é que você precisa saber o nome exato do pacote que deseja instalar. Cada sistema possui comandos úteis para pesquisar, por exemplo, portanto, tente usar a primeira palavra do comando de instalação abaixo, com --help anexado. Como exemplo, o yum --help listará os comandos que você pode usar para a Fedora, mas eles são muitos e podem ser confusos no início.

openSUSE

Com a openSUSE, você instala o software usando 'zypper' por exemplo, para instalar KWrite, você abre um console e insere zypper in kwrite.

Ubuntu

Com a Ubuntu Linux, você instala o software usando apt. Por exemplo, para instalar KWrite, você abre um console e insere sudo apt install kwrite

Fedora

A Fedora usa yum, então, para instalar o KWrite, você abre um console e digita yum install kwrite Se você não tiver certeza do nome de um pacote, pode usar yum list com curingas para ver todos os pacotes com uma palavra como parte do nome, — por exemplo yum list *network* listará todos os pacotes disponíveis com "network" como parte do nome. Ampliando ainda mais, o yum search mpeg listará todos os pacotes que possuem mpeg no nome ou em sua descrição.

Gentoo

Com a Gentoo, você instala softwares usando emerge, por exemplo, para o KWrite, você abre um console e digita emerge --ask kwrite (usando --ask para obter uma visão geral das dependências necessárias e opções USE flag antes de confirmar). Se você não souber o nome de um pacote, poderá usar emerge --search para ver todos os pacotes com uma palavra como parte do nome do pacote, — por exemplo, emerge --search network listará todos os pacotes disponíveis com "network" como parte do nome.

Mageia e OpenMandriva Lx

Você pode usar urpmi para instalar o software da KDE a partir de uma linha de comando. Outros comandos úteis podem ser encontrados na página do Urpmi da Wikipedia.

Arch linux e Manjaro

Com a Arch linux e outras distribuições baseadas nela como a Manjaro, você pode instalar o software usando o utilitário pacman. Por exemplo, para instalar o KWrite, você abre um console e insere sudo pacman -S kwrite


This page was last edited on 25 January 2020, at 18:29. Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.