Live CDs - uma maneira de escolher a sua distribuição

    From KDE UserBase Wiki
    This page is a translated version of the page Live CDs - a way to choose your distro and the translation is 82% complete.
    Outdated translations are marked like this.

    Uma Live CD te permite experimentar a última versão estável do KDE SC sem precisar instalar o Linux ou mudar a sua instalação Linux existente. Estas distribuições são inicializadas e executadas completamente a partir do CD e não modificam seus discos rígidos. Portanto, elas podem ser experimentadas em um computador com Windows sem nenhum risco. Todos os CDs listados a seguir estão disponíveis para download gratuito.

    KDE Neon

    O KDE Neon é um projeto do KDE que fornece as versões mais recentes do software KDE no topo da versão mais recente do LTS do Ubuntu. Existem duas versões do KDE Neon: a User Edition que vem com as versões mais recentes do software KDE, e a Developer Edition baseada nas versões de pré-lançamento. Com a edição Developer você tem a escolha entre usar a versão estável ou instável

    Homepage

    Kubuntu LiveCD

    Uma versão em Live CD do Kubuntu. Kubuntu é uma distribuição comunitária baseada no Ubuntu.

    Página do Kubuntu

    openSUSE

    O openSUSE não oferece mais um Live CD de sua distribuição regular. No entanto, existem Live CDs baseados nas distribuições regulares, mas oferecendo as mais recentes versões de desenvolvimento do software KDE:

    O openSuse Argon é baseado no openSuse Leap (a distribuição estável), enquanto o openSuse Krypton é baseado no openSUSE Tumbleweed (a distribuição contínua).

    Download

    Fedora

    Uma distribuição focada em usuários que querem ter as últimas versões e o melhor do Software Livre e Aberto. O Fedora normalmente possui a última versão do KDE em seus repositórios, e versões beta são normalmente disponibilizadas em repositórios adicionais.

    Página para download do Fedora

    Fedora Kinoite

    Fedora Kinoite is an immutable desktop operating system aimed at good support for container-focused workflows.

    Homepage

    Mageia

    Mageia é uma distribuição baseada em comunidade. Ela é um fork do Mandriva.

    Página da Mageia

    Netrunner

    Netrunner é baseado no Kubuntu com foco no KDE, e visa ser um sistema operacional completo para iniciantes e usuários avançados.

    Página do Netrunner

    KaOS

    KaOS é uma distribuição "rolling release" com foco no KDE.

    Página do KaOS

    PCLinuxOS

    Baseada no Mandrake (agora conhecida como Mandriva).

    Página do PCLinuxOS

    SuperX

    Um projeto com origem na Índia, o SuperX é baseado no Ubuntu. Do site do projeto: SuperX usa uma versão adaptada do KDE, voltada a usuários iniciantes ou eventuais, e também para pequenos negócios, que estejam a procura de um sistema operacional Linux amigável.

    Página do SuperX

    ROSA

    ROSA é uma companhia russa, que oferece sua solução corporativa ROSA Marathon 2012 para download. A nova edição do ROSA Desktop.Fresh é destinada a usuários de desktops.

    Pisi Linux

    O Pisi Linux é um projeto turco baseado no projeto original Pardus. Pisi Linux é um projeto comunitário.

    Página do Pisi Linux

    OpenMandriva Lx

    O OpenMandriva Lx tem por objetivo ser uma distribuição fácil de usar para principiantes, mas também pode ser usada por usuários avançados. OpenMandriva é um projeto comunitário.

    Página do OpenMandriva

    Porteus

    Desenvolvida para ser executada a partir de uma unidade USB, a distribuição Porteus é pequena e rápida. Porteus é um projeto comunitário com base no Slackware.

    Página do Porteus

    Neptune

    Outra distribuição com o KDE, baseada no Debian.

    Página do Neptune

    MX Linux

    Starting with release 19.2, which was released on August 15, 2020 MX Linux is also available with KDE Plasma. MX Linux is a cooperative venture between the antiX and former MEPIS communities using best tools and talents from each distro. It is a midweight OS designed to combine an elegant and efficient desktop with simple configuration, high stability, solid performance and medium-sized footprint. On MX Linux systemd is not used by default. However it can be enabled, if you prefer to use it.[1]

    Homepage

    Nitrux

    Based on Debian, Nitrux offers an up-to-date Plasma desktop, showcases the Maui apps, and emphasizes AppImages to manage end-user software. Nitrux is also available in a version based on the Linux Libre kernel.

    Homepage



    Novos Live CDs e DVDs se tornam disponíveis a todo momento. Se você ouviu falar em alguma distribuição e gostaria de experimentá-la, faça uma busca na Internet. Você poderá descobrir que um Live CD está disponível.

    1. For details check the following entry on MX Linux wiki